​​​​​”Jogue Limpo com Diadema” já tirou das ruas quase 900 toneladas de entulho

​​​​​”Jogue Limpo com Diadema” já tirou das ruas quase 900 toneladas de entulho

Essa grande faxina urbana faz parte da campanha Jogue Limpo com Diadema, que é também educativa para conscientizar a população sobre a responsabilidade de todos na manutenção da cidade limpa.

A primeira etapa do cronograma do Jogue Limpo começou pelas regiões do Eldorado e Inamar, simultaneamente. Nesses dois bairros, a limpeza iniciada na segunda-feira, 15/2, terminou ontem, 17/2. A próxima área a ser beneficiada, a partir de hoje, 18/2, será a região do Jardim Canhema e Jardim das Nações.

Na semana que vem, o mutirão vai chegar ao bairro Taboão e Jardim Paineiras (22 e 23/2); ao Campanário (24 e 25/2); e à região Centro Norte e Vila Mulford (26 e 27/2). O cronograma do mês de março ainda está sendo elaborado pela SSO e SEMA.

Segundo dados da SEMA, o balanço do Jogue Limpo com Diadema, entre os dias 8 e 15 deste mês, resultou no recolhimento de 880 toneladas de entulhos e 158 toneladas de madeiras. Já o total de resíduos retirados dos ecopontos municipais, principalmente entulhos e móveis velhos, totaliza 44 toneladas.

Além desse recolhimento de resíduos sólidos, no mesmo período, foram realizados outros serviços como a roçada de 34.000 m², poda de 44 árvores, capinação e roçada de prédios públicos (UBS Canhema, UBS Paineiras, Quarteirão da Saúde, Conselho Tutelar I), capinação de ruas/avenidas (Corredor ABD, Ulisses Guimarães, Prestes Maia, Caramuru, Presidente Prudente) e corte de 11 árvores.

Nesse balanço de serviços executados, consta ainda uma ação de limpeza e recuperação de um ponto de descarte irregular de lixo, entulho e bagulho. O local beneficiado fica no cruzamento da avenida Alberto Jafet com a rua Getúlio Vargas, no Jardim Marilene. Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, a SEMA revitalizou a área, até então suja e degradada, com pinturas artísticas e intervenções urbanísticas.

Para a dona de casa Maria de Souza, moradora de Eldorado, manter a cidade limpa é uma obrigação de todos, principalmente, em tempos de pandemia. “Saúde e limpeza precisam andar juntas, quanto mais limpa for nossa cidade, mais bonita e saudável ela fica”, disse. “Gostaria de pedir à Prefeitura que estenda essa campanha ao longo do ano todo”, reivindicou a munícipe.

Segundo o secretário de Meio Ambiente de Diadema, Wagner Feitoza, o Vaguinho, a campanha Jogue Limpo com Diadema vai divulgar e incentivar os munícipes a procurar os ecopontos mais próximos de sua residência. “Para atender melhor a população, a Prefeitura vai investir na construção de ecoponto, principalmente em região que não tenha esse importante serviço”, explicou o secretário. Atualmente, a Prefeitura disponibiliza nove ecopontos.

ECOPONTOS MUNICIPAIS:

– Arco Íris (segunda-feira das 12h às 17h e terça a sábado das 8h às 12h e das 13h às 16h30)

Endereço: Rua Mozart, s/nº – Jardim Promissão

– Ecoponto Arraia (segunda-feira das 12h às 17h e terça a sábado das 8h às 12h e das 13h às 16h30)

Endereço: Rua Arraia, 50 – Eldorado

– Ecoponto Z (segunda-feira das 12h às 17h e terça a sábado das 8h às 12h e das 13h às 16h30)

Endereço: Avenida Daniel José de Carvalho, 330 – Parque Real

– Ecoponto Nações (segunda-feira das 12h às 17h e terça a sábado das 8h às 12h e das 13h às 16h30)

Endereço: Rua Espanha com Avenida Dom João VI –Taboão

– Ecoponto Rufino (segunda-feira das 12h às 17h e terça a sábado das 8h às 12h e das 13h às 16h30)

Endereço: Estrada do Rufino, 1.059 – Serraria

– Ecoponto Yamagata (segunda-feira das 12h às 17h e terça a sábado das 8h às 12h e das 13h às 16h30)

Endereço: Rua Yamagata, 51– Jardim Takebe

– Ecoponto Caracas (segunda a sexta-feira, das 8h às 16h)

Endereço: Rua Caracas, 120 – Vila Mulford

– Ecoponto DLU (segunda a sexta-feira, das 8h às 16h)

Endereço: Avenida Pirâmide, 844 – Jardim Inamar

– Ecoponto Nova Conquista (segunda a sexta-feira, das 8h às 16h)

Endereço: Travessa ETCD, 210 – Vila Nova Conquista

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS ECOPONTOS:

– Pode-se descartar até 1m³ de por dia;

– Materiais Aceitos: pequenos volumes de entulho, móveis, poda de árvores, material reciclável;

– Materiais Não Aceitos: pneus, lâmpadas, tintas, equipamentos eletrônicos, resíduos industriais e domiciliares, pilhas e baterias; 

CONTATOS DA CAMPANHA JOGUE LIMPO COM DIADEMA:

– 4059-9900 ou joguelimpo@diadema.sp.gov.br

Por Marcos Luiz – PMD

Fotos Divulgação da SEMA